Seja bem-vindo ao curso de
Engenharia Química!

  • O engenheiro químico realiza o desenvolvimento de produtos e processos em escala industrial. Seu trabalho é muito presente em nossas vidas, pois é responsável por transformar matérias-primas, através de processos químicos, em produtos para o nosso uso como: tinta de caneta esferográfica, esmalte de unha, utensílios plásticos, medicamentos, alimentos e etc. Ele acompanha todas as etapas, desde a criação e projetos de novas indústrias até a operação, controle e otimização do processo produtivo.

  • O mercado de trabalho é muito amplo e incluem as áreas de alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, química nuclear, tintas e vernizes, polímeros, têxtil, indústria química de base, galvanoplastia, alcoolquímica, carboquímica, cerâmica, tenso ativos, explosivos, aditivos, tratamento de água, meio ambiente, indústrias de fermentação, perfumes, aromatizantes e aditivos alimentares entre outras.

  • Algumas características desse profissional é gostar da tecnologia, ter curiosidade e interesse em fazer experimentos. Gostar de química e exatas complementam o perfil desse profissional.

  • Durante a graduação são necessários exercícios e atividades práticas para o melhor aproveitamento e expertise na área, para isso contamos com: Laboratório de Informática, Laboratório de Física e Hardware, Laboratório de Química, Laboratório de Microbiologia e Laboratório Multidisciplinar.

    Além disso, o curso possui professores capacitados que tem atuação ativa no mercado de trabalho. Na FAM, você encontra todos esses recursos durante os cinco anos de curso.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
                                                                                                                Antoine Lavoisier